Montar ou Comprar um Posto de Gasolina?

Você, como interessado em operar um posto de combustíveis, já deve ter se deparado com o dilema da construir um novo posto de abastecimento combustíveis ou adquirir o fundo de comércio (o popular ponto comercial) de um posto revendedor de combustíveis já operacional. Ambas as opções podem ser ótimos investimentos, contudo cada um possui peculiaridades que você deve levar em conta antes de fechar negócio.

Montar um posto de gasolina

Montar o posto de gasolina desde o início é, sem dúvida, a opção com retorno mais demorado do investimento.  A construção e os trâmites legais que envolvem a abertura de um posto tomam, geralmente, entre 10 e 30 meses de trabalho árduo. Caso você opte por construir o posto desde o início, não espere aferir lucro em prazos inferiores à dois anos. Esse aspecto da montagem de um posto é um dos principais motivadores para que a opção da compra de um posto já operacional seja escolhida.

Entretanto, a montagem do posto desde o início possui vantagens. O aporte financeiro para que o posto se torne operacional é diluído durante o período de construção e licenciamento, ou seja, você não precisa de todo o valor de investimento logo no início da construção. Além disso é comum financiar parte da construção com recursos provenientes de linhas de crédito com juros baratos, como o cartão BNDES, por exemplo.

Nos casos em que o terreno escolhido para o posto apresenta grande potencial de venda e está localizado em regiões com pouca concorrência, é possível financiar a construção do posto a partir de contrato de promessa de compra e venda mercantil (CVM) com grandes distribuidoras de combustíveis (explicaremos melhor esse contrato em outra ocasião).

Outro ponto positivo à montagem do posto desde o zero é que o capital investido na compra do terreno, licenciamento e construção do posto é, na grande maioria das vezes, inferior aos valores de venda da propriedade e do fundo de comércio. Dessa forma, caso você decida por vender o imóvel e o fundo de comércio no futuro, esse valor será possivelmente superior ao valor anteriormente investido.

Contudo, para que os riscos existentes sejam reduzidos, o ideal é a contratação de equipe experiente para identificar o potencial de venda inerente à localização do terreno. Assim com a utilização de ferramentas apropriadas é possível estimar o retorno do investimento, e o prazo necessário para realiza-lo.

Comprar um posto de combustíveis

A compra de um posto de combustíveis já operacional é uma tarefa delicada tendo em vista as implicações legais resultantes da compra. A existência de passivo ambiental é um dos problemas eventualmente encontrados em postos a venda. O custo de regularização pode ser alto e, dependendo da situação, não é possível operar o posto sem que os problemas sejam corrigidos. Nesse contexto, é extremamente recomendado que, antes da compra de um posto já existente, seja executada uma auditoria ambiental e uma pesquisa de conformidade legal.

Ainda que existam problemas, a compra de um posto de combustíveis já existente apresenta grande possibilidade de lucros. Através do LMC (livro de movimentação de combustíveis) é possível ter uma estimativa muito próxima da venda mensal real do posto. A partir da venda mensal apresentada no LMC, margem média praticada para cada combustível, número de funcionários necessários para operar o posto e outros custos, você pode calcular o lucro aproximado do posto, antes mesmo de compra-lo. Isso reduz os riscos potenciais do negócio.

Em média, para postos que pagam um aluguel pelo imóvel, os lucros são menores, próximos a 4% do faturamento, já para proprietários do imóvel a lucratividade é maior, aproximadamente 6% do faturamento. Utilize os valores aproximados de lucro apenas como um referencial, já que são muitos os aspectos que impactam na lucratividade de um posto revendedor de combustíveis.

O retorno do investimento, no caso da compra do posto de combustível, pode ocorrer em prazos muito menores que na montagem de um posto novo, já que, desde o momento que você compra o posto de combustível, você já passa a obter o resultado de sua operação. Lembre-se: para que seus riscos de investimento sejam mitigados a melhor opção é a contratação de empresa de assessoria de postos de combustíveis para embasar claramente a sua decisão pela compra.

Considerações Finais

As duas alternativas apresentam grande potencial de lucro. A escolha da alternativa ideal para você leva em conta principalmente o seu perfil como investidor e a sua expectativa de prazo de retorno do investimento.

Caso o posto de combustível seja mais um de seus investimentos e você não depende do resultado imediato da operação do posto, opte pela montagem do posto desde o início. Você não necessita desembolsar uma grande quantia de uma única vez, e caso apareça outra alternativa de investimento antes do término da construção, você pode comercializar o terreno com as licenças obtidas e obras executadas.

Caso você procure um negócio no qual pretende aplicar suas economias para obter uma renda mensal constante, opte pela compra de um posto já existente. Se você obter assessoria antes de fechar negócio você pode reduzir consideravelmente os riscos inerentes à compra, e aumentar suas chances de realizar lucros já nos primeiros meses de operação.

Em ambos os casos é imprescindível levar em conta o capital necessário para a compra do combustível até que a operação esteja estabilizada, em especial quando o percentual de venda através do cartão de crédito é significativo. De outra forma o sucesso do negócio pode ser prejudicado pelo capital necessário para suprir a demanda de combustíveis.

Agora você já conhece um pouco mais sobre as alternativas de investimentos em postos de gasolina, faça sua escolha e bons negócios! E se precisar entre em contato para obter nossa consultoria em postos de gasolina!

Gostaria de contratar meus serviços?

Seu nome *

Seu e-mail *

Seu telefone *

Sua Mensagem *

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *